quarta-feira, 30 de maio de 2012


Progressão continuada + ciclos = aprovação automática?


No ensino fundamental, o Brasil possui duas formas básicas de ensino: o ensino por séries ou por ciclos. O primeiro tipo pressupõe que cada aluno com desempenho insatisfatório seja reprovado ao final do ano letivo. Já o ensino por ciclos, os alunos devem obter habilidades e competências em um ciclo, onde não está previsto a repetência, mas sim, a recuperação dos conteúdos por meio das aulas de reforço, usa-se o termo de progressão continuada.
O sistema de ciclos é um processo através do qual a aprendizagem se dá por etapas ou fases, cujos conteúdos significativos são avaliados sistematicamente para se alcançar os objetivos do final do ciclo, respeitando o ritmo e capacidade dos alunos.
O ensino, então, por ciclos, funciona da seguinte forma: os alunos devem obter as habilidades e competências, em geral a duração é mais que um ano. Neste período é trabalhado a recuperação dos conteúdos por meio de aula de reforço, usando-se o termo de progressão continuada. A progressão continuada não prejudica o aprendizado, a repetência, por exemplo, não resulta em ganho para os que estão repetindo. Em comparação de alunos com as mesmas dificuldades, os que progridem na escola obtêm vantagens sobre os repetentes, tendo oportunidade de continuar com o mesmo grupo de colegas recuperando parte das habilidades esperadas. Para que o ensino por ciclos e progressão continuada funcionem bem, alguns elementos são fundamentais para escola, tais como:
· Salas disponíveis para os programas de reforço e os estudos de recuperação paralelo.
· Professores habilitados e capacitados para promover estes estudos.
·  Readequação da grade curricular.
·  Classes menos heterogêneas.
·  Materiais próprios e específicos para o trabalho com alunos com dificuldades.
·  Uma proposta política-pedagógica adequada para cada escola.
·  Clareza sobre o currículo e os conteúdos que cada aluno tem que aprender.
   O problema da falta de qualidade do ensino oferecida pelas escolas públicas não está no ciclo ou na progressão continuada e sim em oferecer e garantir aos alunos o direito de aprender de acordo com os diferentes ritmos de aprendizagem e assegurar o direito do reforço ou da recuperação paralela e a participação de todos nesse processo -   a escola, os alunos, suas famílias e a comunidade.
Fonte: http://www.udemo.org.br/RevistaPP_01_05OSistemadeCiclos.htm
http://www.venenoveludo.com/2011/02/o-desgoverno-e-distorcao-como-metodo.html

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