terça-feira, 29 de maio de 2012

Diga não a violência escolar, dizendo não ao Bullying.





Mas afinal o que é Bullying?


     Bullying (do inglês bully, “tiranete ou valentão”) é o termo utilizado para descrever atos de violências físicas ou psicológicas, intencionais e repetitivas, praticados por um grupo ou até mesmo por um só indivíduo.
Conceituado como um conjunto de comportamentos agressivos, físicos ou psicológicos que são ocasionados sem motivos evidentes, o bullying acaba por paralisar a vítima, que não consegue encontrar um modo de se defender, sentindo-se acuado e intimidado pelo agressor. As vítimas de bullying desenvolvem grandes traumas, tais como depressões, baixa auto-estima e pensamentos negativos, chegando até, a casos de suicídio. Não existe idade para esse mal e quando as vítimas são crianças, as fugas são as mais diversas possíveis, tais como, o isolamento dos familiares e sociedade, o baixo rendimento causando uma maior porcentagem de reprovação até o abandono escolar e o surgimento de doenças que acabam por agravarem-se quando não diagnosticado corretamente, portanto a participação dos pais no que se refere a observar seus filhos diariamente torna-se fundamental. Os traumas sofridos na infância devem ser trabalhados desde o inicio, pois podem ser levados à vida adulta atrapalhando assim o profissional e o pessoal. A falta de estrutura na infância muitas vezes acaba por desenvolver adultos inseguros e esses também são vitimas, sofrendo preconceitos, humilhações e isolamentos.


Formas de Bullying



O bullying pode ser dividido em dois grandes conjuntos: o contato direto, que se caracteriza por mais violento e as vítimas chegam a sofrer agressões físicas, e o indireto, que pode até parecer menos violento, porém acarreta problemas à vítima por se caracterizar como violência psicológica.

  • Verbal: Salientar características particulares da vítima através de apelidos, sarcasmo e gozação;
  • Físico: Qualquer tipo de violência física- empurrões, pontapés, beliscões, tapas ou chutes;
  • Sexual: abusar, assediar, insinuar, violentar.
  • Emocional: Isolar a vítima, ameaçar, ignorar, chantagear ou ridicularizá-la;
  • Racista: Insultos que remetem à cor da pele, diferenças culturais, religiosas ou étnicas;
  • Cyberbyllying ou virtual: Agressões via internet. É hoje um dos tipos de bullying mais freqüentes no ambiente escolar.

Bibliografia
A&E – Atividades e Experiências. Ano 11, nº 13, setembro/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário