terça-feira, 27 de março de 2012

O que caracteriza uma educação de qualidade?

 
     
     No espaço escolar todos educam. A escola tem um importante papel na sociedade, desde a transmissão de valores, a socialização, o respeito ao próximo, as responsabilidades democráticas, dentre tantos outros que são indispensáveis para a formação de cidadãos autônomos e conscientes da sua importância na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, exigindo assim todo um processo pedagógico. Para tanto, se faz necessária a participação da família, da comunidade e da sociedade em geral, para que haja uma educação de qualidade que não deve se restringir apenas do espaço escolar. Não se pode negar que a estrutura, o apoio pedagógico, o incentivo e materiais didáticos de qualidades ajudam e muito o processo de ensino aprendizagem, mas nos dias atuais onde tudo é muito rápido, a presença da família é essencial, pois são eles que ditam valores aos quais na escola são utilizados e reaprendidos a todo instante, portanto, família e escola juntas, resultam uma fórmula de sucesso.

quinta-feira, 22 de março de 2012

"As mudanças no mundo trabalho e a educação: novos desafios para a gestão."

"As mudanças no mundo trabalho  sinalizam que o futuro profissional deve ter formação diversificada, ser versátil, autônomo, conectado e dono de um espírito empreendedor".



     Diante do novo cenário mundial desenhado pela globalização da economia, reestruturação produtiva e pelos avanços tecnológicos é sentida a necessidade de profissionais qualificados, competitivos, dinâmicos, versáteis, acessíveis e dotados de conhecimentos e habilidades, não somente em uma área específica, mas em todas as áreas do conhecimento. Em sala de aula, não poderia ser diferente, pois para promover um melhor aproveitamento e participação de todos os envolvidos no processo de aprendizagem é essencial que o professor, a pessoa responsável por mediar o conhecimento, seja um profissional polivalente, investigativo,  provocador, que busque aperfeiçoar-se constantemente e que os conhecimentos adquiridos sejam transmitidos para a sala de aula buscando  transformar pequenos alunos em grandes cidadãos, tornando-os intelectuais, desenvolvidos técnica e eticamente e comprometidos com a construção de uma nova sociedade mais igualitária.

Carta de encaminhamento


O trabalho em equipe faz a diferença.
Aos pais
     A escola tem como objetivo principal o desenvolvimento de todas as capacidades e aptidões do aluno, muitas vezes para atingir nossos objetivos, necessitamos do apoio de outros profissionais ligados área do desenvolvimento infantil, portanto, conforme já havíamos conversado na reunião de pais, estamos encaminhando o aluno João Vítor Fernandes, para uma avaliação com o Psicopedagogo, com o objetivo de identificarmos e corrigirmos qualquer dificuldade de aprendizado e se necessário adaptarmos o currículo para continuarmos oferecendo uma educação de qualidade, dentro das necessidades do aluno.


Ao Psicopedagogo

    Diante das observações realizadas em sala de aula pela professora, conforme descrição abaixo, solicitamos uma avaliação do aluno João Vítor Fernandes.
     O aluno é uma criança educada, carinhosa que tem bom relacionamento com a professora, realiza as cópias da lousa vagarosamente sem se preocupar com o tempo, compreende o que lê, apresenta-se disperso durante toda a aula, necessitando ser cobrado constantemente, espalha todo o seu material e outros objetos pessoais pela sala enfrentando muita dificuldade para reorganizá-los, tem habilidade para escrever, mas, sua grafia é de difícil compreensão, no que se refere à ortografia, ainda troca algumas letras e realiza as cópias com muitos erros, apresenta abstração em matemática e sua comunicação oral é perfeita.
Em sala de aula, seu relacionamento é passivo, oferecendo dessa forma margem para uma boa sociabilidade. Ele é querido por todos do seu grupo, participa das aulas de educação física e das atividades extra classe com bom aproveitamento, interage com os demais alunos da escola fora do ambiente de sala de aula, faz amizade com facilidade.
Os pais participam da vida escolar do aluno e estão dispostos a ajudá-lo, se necessário.
O principal motivo do encaminhamento é falta de concentração e organização com seus pertences e dificuldade ortográfica.


Obs: Todos os nomes utilizados em ambas cartas são fictícios.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Estágio

            


     O estágio oportuniza a convivência com a prática. Esse primeiro contato com o ambiente escolar é de fundamental importância para a vida do estagiário, pois fornece uma aproximação com a realidade, além disso, o convívio direto com os alunos proporciona um aprendizado significativo para a nossa formação e nos possibilita reconhecer os papéis atribuídos aos profissionais. 
        Assim, a teoria e a prática preparam o pedagogo para interagir com a realidade do seu futuro campo de trabalho, construindo parâmetros para sua identidade profissional, vivenciando atividades relativas ao processo de ensino aprendizagem, tomada de decisões frente a problemas que surgem na sala de aula e na escola.